Gentem, boa tarde! A receita de hoje é super, hiper, ultra rápida. Dia desses estava morrendo de dor nas costas e optei por uma receitinha fácil e gostosa. Especialmente, com o friozinho que está fazendo em Brasília, nada melhor que uma massinha quentinha para acalmar o estômago, não é mesmo? Receitinha?
- 1/4 de ricota de leite de búfala (ou a que tiverem em casa mesmo);
- 1 colher de sopa de cream cheese;
- sal e pimenta a gosto;
- manjericão a gosto;
- 8 conchigliones (acreditem, é mais que suficiente. Meu marido comeu apenas 5 e ficou totalmente satisfeito! A massa é enorme e o fato de levar recheio dá "sustança" ao prato);
O primeiro passo é colocar a água que será utilizada no cozimento da massa para ferver (lembrem-se: sem óleo ou sal). Água ferveu? Acrescente os conchigliones e prepare o recheio. Lembre-se de não cozinhar muito a massa, até porque ela vai ao forno depois. Deixem um pouquinho mais dura que o ponto "al dente", pois o cozimento terminará no forno.
Com o garfo, amasse a ricota, junte ao cream cheese e adicione os temperos. Misture até que fique bem homogêneo o recheio.
Massa cozida, recheio pronto, vamos montar!
Abri o armário e lembrei de um alho negro que havia comprado para um outro prato e havia esquecido de usar. Resolvi colocar um pedacinho dentro de cada conchinha e olhem o resultado.
Agora vamos preparar o molho. Juro que fiquei em dúvida com relação ao molho que iria utilizar. ADORO de paixão molho branco, mas acho que meu marido prefere o vermelho. Como tinha o molho de tomate de vidrinho (aquele que eu gosto), e, levando-se em consideração o meu envelhecimento precoce e a dor nas costas que me matava, optei pelo vermelho. Segue a receitinha:
- 1 xícara de chá do molho pronto de vidrinho;
- sal e pimenta a gosto;
- azeite;
- cebola;
- tomatinhos cereja;
- açúcar para corrigir a acidez.
Em uma panela, doure a cebola no azeite.
Assim que a cebola ficar transparente, acrescente o molho pronto e os temperos a gosto. Prove, e se preciso, acrescente o açúcar. Com este molhinho de vidro é muito difícil precisar acrescentar açúcar, caso necessário, será apenas uma pitadinha.
Acrescente os tomatinhos cortados... E o molho está pronto!
Como não tinha queijo ralado em casa, peguei um belo pedaço de parmegiano reggiano e cortei bem fininho com uma boa faca. Confesso, que assim é bem melhor...
Coloque o molho sobre a massa e o queijo por cima. Forno alto por 5 minutinhos e...
Está pronto o nosso conchiglione recheado!
Boa degustação!