sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Fraldinha do Riquinho...

Olá, queridos companheiros de amor pela boa comida! O prato de hoje é uma fraldinha com sal grosso, preparada na grelha, com legumes ao azeite e um purezinho de batata doce.

A escolha da carne foi minha, para dar uma variada, já que meu marido sempre gosta de filé ou picanha. Achei a carne bonita na embalagem, macia e resolvi levar pra casa. Chegando em casa a surpresa. A carne escolhida por mim era de uma famosa casa de carnes de São Paulo conhecida pelos cortes diferenciados e pela carne macia. Oba! Ponto pra mim! E sorte do marido, né! O nome do prato foi dado pelo próprio, só para constar, viu!

Para a carne:
- 2 pedaços de fraldinha;
- sal grosso;
- 1 pitada de sal fino;


A carne escolhida tem uma capinha bem grossa de gordura, adicionei o sal grosso apenas nesta gordura e reservei. Olha que pedações generosos de carne...

Vamos fazer o purê de bata doce:

- 1 batata doce cortada em cubos;
- creme de leite;
- tempero em pó sabor legumes.


Corte a batata doce em cubinhos e jogue-as em água fervente até amolecerem.


Quando estiverem prontas, retire um pouco da água da panela (deixem bem pouquinho no fundo, umas 4 colheres de sopa) e adicione umas 4 colheres de creme de leite. Tempere a gosto e leve ao processador. Eu tenho um mixer em casa para estas tarefas, e, vou confessar, é bem mais prático que liquidificador, e bem mais rápido que amassar com o garfo. Retiro a panela do fogo e, na própria panela, coloco o mixer para funcionar e triturar tudinho, deixando nosso purê o mais lisinho possível.


Purê pronto, carne no sal pegando sabor... Vamos aos legumes ao azeite? 

- azeite;
- alho triturado a gosto;
- sal e pimenta a gosto (flor de sal);
- 1/2 cenoura cortada em palitinhos;
- 4 batatas bolinhas descascadas cortadas em cruz;
- 1/2 abobrinha cortada em palitinhos (eu usei apenas a casa, desprezando as sementes);
 - 1/2 lata de ervilhas em conserva;
- manjericão desidratado a gosto.




Acrecente primeiro a batata em água fervente (sem nenhum tempero ou azeite, apenas a água), após 3 ou 4 minutinhos, acrescente a cenoura e após mais 3 a 4 minutos, a abobrinha. Esta ordem vai deixar seus legumes no ponto certo, ou seja, todos com cozimento no mesmo ponto. Quando estiverem cozidos, mas ainda firmes, desligue o fogo e acrescente as ervilhas lavadas para dar uma esquentadinha. Escorra a água e reserve.


Em uma frigideira, coloque o azeite e o alho triturado para dourar. Acrescente os legumes, o temperinho e o manjericão. Seus legumes ficarão assim...



 
  Passo três: colocar a carne na grelha! Sempre que possível, as carnes devem ser assadas com a própria gordura. Isto torna-a impermeável e protege-a contra o calor da grelha, mantendo o sabor, a maciez e as propriedades das proteínas. Se a gordura for retirada antes do preparo, a carne ressecará. Após selar a carne, deixe por mais algum tempo, até que ela cozinhe um pouquinho por dentro. Este corte estava bem alto e merecia um pouquinho mais de tempo na chapa que apenas uma seladinha. Coloquei um pouquinho de tempero próprio para carne, estes prontos de supermercado, na parte sem a gordura, para dar mais sabor.


Quando a carne atingir o ponto desejado (lá em casa é sempre ao ponto tendendo para mal passada), retire da chapa e vamos à montagem do prato. Viram? Simples, rápido, fácil e gostoso! Juro, não demorei meia hora para preparar esta refeição. E vale a pena! Dá pra fazer tudo ao mesmo tempo e todos os pratos ficam prontos junto, o que facilita nossa vida bastante!

Montagem...





Espero que degustem!


 
  

Lombo de cação com risoto de aspargos e brie

Boa tarde, amores! Seguindo firme na proposta de postar os pratos preparados em casa para minha família e amigos, vamos em frente! O prato de hoje foi preparado em uma farrinha gostosa lá em casa, com um casal de amigos muito queridos. Thaís e Daniel, novamente nos brindando com a presença! Foi uma noite divertidíssima, regada a muito vinho, champagne e carteado: sim, amamos um buraquinho básico!

Enquanto os convidados não chegavam, fui adiantando a comida, que é super simples e rápida, e deixei para finalizar quando os convidados estivessem famintos!

Comprei uma peça, o lombo inteiro do cação, lindo, limpinho e em formato de meia lua. Cortei em porções individuais, embalei e levei o restante ao congelador. Um quilo rendeu oito porções. Para esta receita, utilizei meio quilo para 4 porções. Vamos à receita do cação?

- 1/2 quilo de lombo de cação limpo, cortados em pedaços de 2cm;
- suco de 1/2 limão siciliano;
- raspas de 1/2 limão siciliano;
- raspas de gengibre;
- salsinha e cominho frescos;
- sal e pimenta a gosto;


Coloque o peixe em um refratário, tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente os outros ingredientes. Seu peixe ficará assim.


 
Para acrescentar ainda mais sabor, fiz uma misturinha para colocar por cima e deixar até a hora de levar à frigideira. Levei ao processador os seguintes ingredientes:

- 1/2 cebola cortada em cubinhos
- azeite;
- sal e pimenta a gosto;
- salsinha e cominho;
- alho a gosto;
- 2 rodelas de pimentão cortados em cubinhos.
 


 




 Resultado depois de passar pelo processador.



 Utilizei toda a misturinha, que rendeu meio copo, para temperar as postas, e elas ficaram assim...




Deixe marinando enquanto prepara o risoto. Simbora para a receita?

- 2 xícaras de chá de arroz arbóreo, próprio para risotos (eu uso um italiano, muito bom. É um pouquinho mais caro, mas eu acho muita diferença fazer com um arroz de boa qualidade. Seus convidados merecem!)
- 1/2 copo de champagne;
- suco de 1/2 limão;
- 1/2 cebola cortada em cubinhos;
1/3 tablete de manteiga (ou margarina);
- 8 aspargos "in natura";
- 1 pacotinho de tempero de legumes em pó;
- 1/2 queijo brie (aquele redondinho da latinha);
- parmesão. 



 Lave os aspargos, retire a parte de baixo, mais branquinha, e despreze. Corte-os em rodelas na diagonal para ficarem mais bonitinhos. Preserve a pontinha inteira para a decoração do prato. Os aspargos devem apenas ser jogados em água fervente por dois minutinhos para manterem-se crocantes e verdinhos. Se cozinhar muito, estas duas características deixam de existir, retirando toda a graça do risoto. 


Após cozidos...




Em uma panela coloque o azeite e a cebola para dourar. Quando ficarem transparentes, acrescente o arroz, mexa levemente e adicione o champagne (ou vinho branco, ou, na falta, vodka ou whisky). O importante é colocar o primeiro líquido alcoólico para liberar o amido e fazer o arroz ficar grudadinho. Já testei com todos estes e o resultado é bem parecido.



 


Sempre mexa o risoto. Este é o segredo para atingir o ponto e não queimar seu arroz. Após secar a champagne, acrescente sempre água, aos poucos, e continue mexendo até atingir o ponto "al dente". Hora de acrescentar o queijo parmesão e o brie (queijo que amooo de paixão!)





 Mexa até os queijos "desaparecerem" na panela. Prove, e corrija o sal com o temperinho pronto. Lembre-se de fazer isso apenas após acrescentar todos os queijos, pois já contém muito sódio, ok? 

Neste ponto eu parei o cozimento do risoto, pois os amigos chegaram e o jantar estava encaminhado.  Deixei a água secar como se fosse servir e desliguei o fogão, com o
arroz ainda bem durinho. Acho que até este ponto foram apenas uns dois copos de água.

Hora da diversão!


 
Muitas e muitas partidas depois... O resultado do jogo fica sob sigilo, ok!

 Voltamos à receita... Vamos terminar o risoto. Continue mexendo e incorporando água até que esteja "al dente". O jeito de saber o ponto é sempre provar. Quando o risoto estiver no ponto, adicione as rodelas de aspargos, um pouquinho de pimentão amarelo cortado em cubinhos bem pequenos, incorpore, acrescente a manteiga e está pronto.


 Enquanto você finaliza o seu risoto, coloque uma frigideira antiaderente no fogo alto, com um pouquinho de azeite. Quando a panela estiver bem quente, diminua o fogo e acrescente as postas de cação.




Doure as postas em ambos os lados e o jantar está servido! Basta fazer a montagem do prato e boa degustação!







  












  

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Bisteca Suina com fettuccine de tomate cereja

Bom dia, amigos! A receitinha de hoje estava sendo preparada para meu maridinho, relembrando nossa lua-de-mel na Itália, e a famosa bisteca fiorentina, quando recebemos um telefonema que dois amigos estavam a caminho! Thaís e Daniel estavam prestes a nos convidar para serem seus padrinhos de casamento, que ocorrerá em maio. Não perco por nada! Ficamos honrados com o convite e contem com nossa presença. Aumentamos a receita e vamos lá! 

- 4 bistecas suinas;
- cominho a gosto;
- salsinha a gosto;
- sal e pimenta a gosto;
- vinho branco;
- gengibre a gosto;
  
Acrescente as ervas bem batidinhas, sal e pimenta, o gengibre ralado e o vinho à bisteca e reserve. 





 Enquanto isso, decidi preparar uma moranga que eu simplesmente AMO, já que não como carne, e há dias estava com desejo... Moranga com casca ao forno... Basta cortar a abóbora em fatias (com casca mesmo, lembrando sempre de higienizá-la), reserve em um refratário, tempere com azeite, sal e pimenta, acrescente alhos levemente amassados (com a mão) com casca também, e leve ao forno. 



É bastante rápido o cozimento (cerca de 20 minutos em forno alto) e o resultado vocês conferem abaixo. 



Agora vamos ao fettuccine. Vamos precisar de:

- 500 gr de massa;
- tomatinhos cereja cortados ao meio;
- ervas a gosto (utilizei magerição desidratado, salsinha e cominho frescos);
- azeite;
- sal a gosto.

Colocar a massa em água fervente (lembrem-se que não acrescento azeite ou sal) e deixar cozinhar até que a massa fique "al dente". Eu sempre vou provando (a partir dos 5 minutinhos) para que não passe do ponto que eu gosto.


Após cozida, escorra a massa no escorredor, leve bem para retirar o amido e "soltar" a massa e volte com ela para a panela. Acrescente as ervas, azeite, os tomatinhos e o sal ou tempero de sua preferência.


Incorpore todos os ingredientes suavemente e sua massinha está pronta!


 Lembram que a bisteca está lá marinando? Pois é, enquanto fazem a massa, coloquem um uma caçarola grande (eu usei uma de ferro fundido que adoro) um pouco de azeite e deixem ficar bem quente. Quando estiver no ponto, acrescente as bistecas (reserve o caldo) para selar. Sele em ambos os lados. Quando estiverem bem douradinhas, acrescente o caldo para que elas cozinhem neste tempero maravilhoso. Quando secar, podem ir acrescentando vinho branco apenas. Lembrando que a carne de porco deve ser bem cozida, né, pessoal!





 Deixei por, aproximadamente, 30 minutos em fogo alto e sempre acrescentando o vinho, quando necessário.

O resultado vocês conferem abaixo!



Boa degustação!