segunda-feira, 27 de maio de 2013

Filé mignon com arroz piamontese

Olá, queridos! Para variar, a receitinha de hoje foi feita com muito carinho para dois casais de amigos. Uma bela peça de filé foi desdobrada em vários lindos medalhões ao ponto, acompanhados de um gordíssimo, mas delicioso arroz piamontese.
 
Eu utilizei uma peça inteira e limpa de filé, que cortei em medalhões altos, temperados apenas com flor de sal e pimenta.
 


Os filés foram levados à grelha em alta temperatura, ficando tostadinhos por fora e mantendo o suco da carne no seu interior.
 
Vamos ao arroz piamontese. Para a receita vamos precisar de:
 
- 2 xícara de chá de arroz branco cozido;
- 2 colheres de sopa cheias de queijo parmesão ralado;
- champignon a gosto;
- 1/2 caixinha de creme de leite;
- 1/2 xícara de chá de leite;
- noz-moscada ralada.
 
Basta colocar o arroz na panela, acrescentar o creme de leite, o champignon, o leite e o queijo. Vá mexendo até que se misturem e o arroz fique homogêneo. Desligue o fogo e rale a noz-moscada para servir. 

Receita rápida e fácil para tentar agradar pessoas amadas! Farra completa com amigos queridos!  






 
Espero que degustem!

Carne de sol com molho campanha


Boa tarde, amigos! A receitinha de hoje foi elaborada em uma tradicional quarta-feira de futebol, regada a cervejinha gelada e uma carninha de sol com farofa e molho campanha. Vamos ao preparo do molho.

- 1 cebola cortada em pedaços bem pequenos;
- 2 tomates sem sementes cortados em pedaços pequenos;
- 1 pimentão amarelo cortado em pedaços pequenos;
- coentro a gosto;
- azeite;
- vinagre;
- sal. 



Basta agregar os ingredientes, adicionar azeite, sal e vinagre a gosto.


Já para fazer a carne, eu comprei a peça inteira e dessalguei durante 48 horas. Em uma vasilha, coloque água até que cubra a carne e leve à geladeira. Após o tempo previsto, cortei em fatias finas (atenção com a fibra da carne na hora do corte), em forma de bife, e reservei. As sobrinhas eu cortei em cubinhos maiores para fazer petiscos e congelei em saquinhos próprios. 

  

 Em uma panela de ferro, aqueça a manteiga e acrescente cebolas fatiadas e a carne. Deixe até que fique bem douradinha, mas cuidado para não endurecer a carne. A minha dica para que isso não ocorra, é colocar bastante mateiga. Em determinado ponto, coloquei a carne no grill para ficar bem tostadinha e terminar o cozimento.


Para a farofa de ovos, utilizei dois ovos, farinha amarela (eu prefiro aquela da Bahia, bem amarelinha e fina) e margarina. Em uma panela, coloque duas colheres de margarina, os dois ovos, sal a gosto. Eu, particulamente, gosto de uma farofinha com pedaços grandes. Se este for o caso, deixe os ovos cozinharem um pouco antes de mexer, e, quando estiverem quase prontos, acrescente a farinha.


E pronto! Comidinha rápida e bem gostosa para curtir uma partidinha de futebol!
   



Boa degustação!