sexta-feira, 1 de março de 2013

Comidinhas de boteco!

Olá, queridos! As receitinhas de hoje foram preparadas para receber pessoas amadas, amigos especiais do meu marido. Para recebê-los, preferi preparar comidinhas de boteco, já que o negócio deles é mesmo uma boa bebida, especialmente uma vodka muito especial, presente do meu sogro!



A idéia foi preparar pastéis de requeijão e de carne seca, frango a passarinho e uma peça de entrecôte como tira gosto. O entrecôte é um dos pratos mais tradicionais da cozinha francesa e corresponde à ponta do contra-filé, que na França recebe o nome de noix.

Eu tenho uma certa "birrinha" com frituras, mas como meu marido já vinha me pedindo há tempos para fazer os pastéizinhos, eu cedi o óleo para esquentar.

Para os pastéis eu utilizei:
- 1 pacote de 200 gr para massa de pastel;
- requeijão da marca de sua preferência;
- carne seca desfiada pronta para preparo;
- 1 cebola;
- tomates;
- coentro a gosto.

  
Na receita do escondidinho stile de 4 de novembro de 2012, eu ensino a preparar esta carne, que é muito boa para ser utilizada como base para outros pratos. Após o preparo, eu coloquei um pouquinho de requeijão para dar cremosidade ao recheio. Pronto! Basta rechear a massa pronta, apertar bem as laterais com a ajuda de um garfinho e colocar na panela com óleo bem quente! 





Outro petisquinho preparado foi um frango a passarinho. Vi no mercado um pacote com 1 quilo do frango já com os cortes prontos, bastou um temperinho também pronto para que o frango ficasse delicioso... Isso é o que chamo de "boas surpresas"! Este pacotinho de tempero pronto para frangos me surpreendeu. Embora não seja específico para frango a passarinho, adaptou-se perfeitamente à receita! Esta embalagem vem com um saquinho para ir ao forno. Eu adaptei a receita e utilizei apenas o saquinho para incorporar o tempero aos pedaços de carne.


Basta colocar os pedaços no saquinho, colocar o tempero dentro e mexer bastante até que todos os pedacinhos estejam totalmente envoltos no tempero, como na foto abaixo.


Aqueci o azeite em uma panela bem quente e, em seguida, acrescentei os pedaços de carne, onde deixei até que ficassem bem torradinhos.
 

O resultado final foi este!



 
Enquanto isso, muita prosa e muita conversa animada!


Ajuda inusitada na cozinha! Tá mais para Incrível Hulk que para gondoleiro!


A última receitinha a sair foi o corte entrecôte de carne, temperado apenas com flor de sal, bocadinho de pimenta do reino e um temperinho especial para carnes comprado na Itália.

Basta levar a carne para a grelha...


Após selar bastante em todos os lados da peça de aproximadamente 1 Kg, cortei em três pedaços menores e levei de volta à grelha e, após fatiar, a carne ficou assim...




 
Espero que tenham gostado e boa degustação!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Costela de Cordeiro com risoto de damasco

Olá, queridos! A receitinha de hoje foi preparada para dois casais de amigos que adoramos! Aproveitando a vinda da minha sobrinha Sarah a Brasília, reuni pessoas queridas em casa e fizemos uma farrinha gostosa. Vou começar pela costela, pois deixei marinando por umas 5 horas na cerveja. Para o cordeiro vamos precisar de:

- 2 costelas de 1 kg cada;
- flor de sal e pimenta a gosto;
- alecrim e tomilho a gosto;
- azeite;
- 1 lata de cerveja Murphy´s;
- 1/2 cebola;
- 2 dentes de alho.




Eu retirei o excesso de carne entre os ossos da costela, até, mais ou menos, a metade, e cortei em pedaços a cada duas costelas. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Coloque os dentes de alho, a cebola, o azeite e a ervas em um processador e processe levemente, deixando os ingredientes em pedacinhos.

Coloque sobre as peças de carne e regue com a cerveja. Deixe marinando por umas duas horas, pelo menos.

Após este período, coloque azeite em uma panela e coloque os pedaços de costela para selar. Eu tenho uma panela bem grande de ferro fundido que é bem prática para o preparo destas carnes. Ela não gruda, aquece bem e tem um excelente tamanho para grandes quantidades. Doure bem os pedaços e acondicione em um refratário para ir ao forno para terminar o processo de cozimento.

Enquanto isso, vamos ao risoto de brie com damasco. Para a receita, precisaremos de:

- arroz próprio para risoto (lembrem-se que ele dobra de volume após o cozimento);
- 1 queijo brie;
- parmesão ralado;
- 1 colher de manteiga;
suco de 1/2 limão siciliano;
- damascos cortados em fatias;
- 1 copo de vinho/champagne;
- sal e pimenta a gosto.
  
Em uma panela, colocar o azeite e o arroz. Acrescentar, logo em seguida, a bebida alcóolica. É importante que o primeiro caldo do risoto seja vinho ou champagne, ou outra bebida com álcool (já usei até vodca), que permitirá que o risoto libere o amido e dê aquele aspecto de "grudadinho" que tanto apreciamos. Corte o queijo brie e o parmesão em pedaços pequenos e adicione ao arroz. Vá acrescentando água até que o arroz fique "al dente". Assim que o queijo dissolver e incorporar-se inteiramente ao arroz, experimente e corrija o sal, se necessário. Quando o arroz atingir o ponto desejado, acrescente a manteiga, o suco do meio limão e os damascos. Incorpore e está pronto para servir.

Acho que carnes mais incorpadas, como a de cordeiro, combinam bem com sabores mais "adocicados". Por isso, decidi fazer figos com molho de ervas ao forno para acompanhar. 

Eu já disse uma vez sobre uns cubinhos de ervas que faço com azeite ou margarina/manteiga. Como gosto da erva fresca, logo que volto do supermercado eu as coloco em forminhas de gelo com manteiga derretida ou azeite e levo ao congelador. Depois, desenformo e acondiono em saquinhos. Desta forma, tenho ervas frescas sempre à mão. Para fazer estes figos, cortei em cruz a parte do cabinho e coloquei um pedacinho deste tablete de ervas em cima de cada um deles. Levamos ao forno baixo por 10 minutinhos e está pronto.


Enquanto isso, uma farrinha bem gostosa com pessoas queridas...


Bom, o jantar já está pronto para ser servido. Vamos à montagem?




Boa degustação!


























terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Lombo suíno com bolinhos de arroz selvagem

Boa tarde, amigos! A receita de hoje vai para aquelas pessoas que não sabem o que fazer com as sobrinhas da geladeira. A minha "sobrinha" era um arroz selvagem, já cozido, que havia congelado há cerca de duas semanas. Para acompanhar, uma lentilha refogada com bacon e um lombo suíno pronto para ir ao forno.

Para a receita dos bolinhos vamos precisar de:

- legumes a gosto (eu usei meia cenoura cortadinha em cubinhos, salsinha a gosto e tomatinhos cereja cortados em cruz);
- 2 xícaras de sobras de arroz;
- 2 ovos;
- farinha de trigo até dar o ponto (cerca de 1/3 xícara de chá);
- tempero a gosto.
 

Comigo aconteceu um pequeno imprevisto, rapidamente contornável, e, pra falar a verdade, acho que o bolinho ficou mais gostoso assim.

Quando fui até a geladeira, tinha apenas um ovo... No armário, somente farinha de rosca amarela... Bom, o ovo é utilizado para dar o ponto ao bolinho, dar umidade à massa. Acrescentei os legumes ao arroz, em seguida, o primeiro ovo, que era bem pequenininho. Percebi que não era o suficiente, logo, completei com azeite. Devo ter colocado em torno de 1/3 xícara de azeite. Mexa com cuidado e acrescente a farinha até dar o ponto. Cuidado com o tempero, pois, caso o bolinho seja de sobras de arroz, vale lembrar que ele já foi temperado.  Se achar necessário, coloque sal e temperos a gosto.


Faça os bolinhos e coloque em um refratário antiaderente sem nenhuma gotinha de óleo. Leve ao forno médio por uns 20 minutinhos  e seus bolinhos estão prontos. Um detalhe: coloquei as cenouras cruas mesmo na massa, para dar um "crocante" aos bolinhos. Caso prefiram, podem cozinhá-las antes para um bolinho mais molinho.



A carne eu apenas tirei so congelador e levei ao forno. Isso mesmo, não sou nada contra bons produtos congelados que podem aliviar seu dia-a-dia e proporcionar uma boa comida. Este lombo vem inteiro, mas existe outro que já vem fatiado, ambos de excelente qualidade.




E forno... Siga as instruções da embalagem. Depois de um tempinho de forno, eu preferi fatiar a carne para assar mais rápido. Foram uns 40 minutos em forno médio, mais uns 20 minutos após fatiada.

Para acompanhar, uma lentilha refogada com bacon. Eu sou apaixonada por grãos, e, especialmente, por lentilhas. Lembro do arroz com lentilha da mamys que é sucesso total nas festas de final de ano da família. Para faciliatr, ao comprá-las, eu cozinho todo o pacote e guardo em vasilhas com porçoes individuais no freezer. Bastou retirar uma delas do congelador, além do bacon e o preparo foi rapidíssimo. 


 Coloque o bacon em uma panela, sem óleo e deixe fritar por alguns minutos. Quando tiver bem torradinho, refogue a lentilha e tempere a gosto. Eu usei um temperinho pronto próprio para feijão e ficou um arraso! Recomendo!



 Como vocês podem ver, coloquei a lentilha congelada mesmo na panela, e em fogo bem baixinho, ela foi descongelando.



 Receitinha pronta, vamos para a montagem, simples, mas com um colorido que eu amo!




 Boa degustação!