Olá! A comidinha de hoje foi mais ou menos aquele "bota água no feijão que estou chegando"! Sabem como é, né? Mas, neste caso, foi a cara da riqueza, foi mais ou menos assim " coloca mais vieiras na champagne que estou chegando". Isso mesmo, amigos. Vieiras...
Estávamos eu e meu marido, abrindo um vinho na cozinha, retirando os ingredientes do freezer, escolhendo o material de trabalho, quando recebemos uma ligação de um casal de amigos nos convidando para sair. Reclinamos, pois estávamos preparando vieiras! Chamamos para virem jantar conosco e o pedido foi prontamente aceito. Quando eles chegaram encontraram sobre o balcão da cozinha os ingredientes abaixo.
- 8 camarões rosas descascados (estes estavam especialmente grandes);
- 500 gr de camarões médios, limpos e sem casca;
- 4 mini morangas;
- 8 vieiras imersas na champagne com flor de sal e pimenta do reino.
Para início dos trabalhos, lavamos as mini morangas e retiramos as tampas com uma faca com ponta. Retiramos as sementes e aqueles fiapinhos que ficam no interior da moranga.
Leve-as em água fervente até que amoleçam.
Enquanto isso, coloque azeite em uma frigideira e acrescente os camarões maiores primeiro, depois, os menores, já descongelados. Tempere-os com flor de sal e com ervas e outros temperos a gosto. Neste caso usei cominho, mix de ervas, noz-moscada ralada, cebola desidratada, curry e açafrão. Mistureba total. Mas eu AMO o cheiro de temperos e o sabor que eles trazem à comida.
Perceberam a diferença no tamanho dos camarões? Nesta panela, tirei um bocadinho da polpa das morangas (só um pouquinho) e das tampas das morangas e acrescentei aos camarões para dar uma leve incorporada no caldo que eles liberaram. Camarões prontos: reserve!
Agora a melhor parte: as vieiras! Um segredo: coloquei umas 12 vieiras para descongelar, mas as comemos cruas mesmo, do jeitinho que estava na primeira foto, e tivemos que nos controlar para deixar algo para saltear e acompanhar a salada. Da próxima vez, já sei a receita que farei com as vieiras.
Em uma frigideira, coloque azeite e leve as vieiras rapidamente, apenas um minutinho de cada lado para cozinharem levemente.
Nesta altura, recheie as morangas com os camarões menores. Os maiores serão utilizados na decoração.
Servi com um arroz que tinha feito no almoço e fiz um reaproveitamento, acrescentando creme de leite e um pouquinho de alho negro. A apresentação ficou assim...
As vieiras foram colocadas sobre a salada.
Após jantar, meninas na cozinha, bebericando um bom vinho, e os respectivos maridos...
Espero que degustem!