Boa tarde, queridos amigos! Este post é a prova de que podemos manter uma certa dietinha, mesmo cozinhando para o comilão do seu marido (ou esposa, por que não) todos os dias! Nosso personal agradece! Bem, como alguns de vocês sabem eu não tenho nenhuma quedinha por carnes e, logo após nosso treino, resolvi comer uma comidinha leve, mas que saciasse a minha fome. Porque não uma omelete de claras, com peito de peru e mangericão? Hummmm. E ficou sensacional, viu Sr. Jorge Eduardo, amigo que compartilha o gosto pelas corridas, mas é avesso à a qualquer tipo de legumes, desde uma ervilha na empada até uma bela caponata. E sem uma gotinha sequer de azeite! Para iniciar precisaremos de:
- 4 claras de ovos;
- sal e pimenta a gosto;
- mangericão a gosto;
- 3 fatias de peito de peru light ou blanquet de peru.
Em um recipiente separe as gemas e reserve apenas as claras para a omelete.
As gemas podem ser congeladas por até 60 dias e podem ser utilizadas posteriormente na elaboração de doces, pães, roscas, pavês, dentre outros. Acresente uma pitadinha de sal ou açúcar (dependendo da sua utilização posterior, antes de congelar). Peneire as gemas, acrescente o sal/açucar, acondicione em uma vasilha com tampa e leve ao freezer.
Voltemos à omelete... Bata as claras em neve não muito firme, acrescente os temperos e o peito de peru. Incorpore os novos ingredientes às claras, com bastante cuidado, para manter o ponto. Eu usei um mixer para deixar as claras no ponto, mas utilizando o tradicional garfo é totalmente possível conseguir o mesmo efeito!
Frigideira (20 cm de diâmetro) antiaderente bem quente no fogo (lembre-se: sem óleo ou azeite, manteiga ou qualquer outro tipo de gordura!) e podemos acrescentar a omelete. Quando criar a casquinha embaixo e a omelete já desgrudar da frigideira, está na hora de virá-la. Lembrem de utilizar somente utensílios de silicone, para não danificar sua panela!
Casquinha do outro lado e tcharam!
Boa degustação!
Tô gostando de ver a preocupação com a alimentação balanceada! A clara do ovo possui proteínas de altíssimo valor biológico, que são fundamentais para o processo de reparo muscular pós treino. Mas a gema não é vilã, muito pelo contrário, além da grande quantidade de proteínas ela também possui diversos compostos bioativos importantíssimos para nossa saúde, dentre eles as vitaminas A, E, D, B12 e ferro. Até mesmo o colesterol é importantíssimo para síntese de alguns hormônios (ex. a testosterona).
ResponderExcluirEntão a partir de hoje pode incluir a gema na omelete, sem peso na consciência! Com aval do seu personal/nutricionista.
Que bom poder contar com uma colaboração nutricional! Continue comentando os posts! Bjo
ResponderExcluir