Olá, amigos! Em primeiro lugar, antes de postar a receitinha de hoje, quero dizer que estava morrendo de saudades de vocês e deste espaço dedicado à comida, mas estava de férias e depois posto algumas dicas para vocês de um lugar muito especial chamado Paris... Vou tentar "tirar o atraso", e postar o que está pendente, para depois passar as dicas.
Vamos à receita? Para o peixe vamos precisar de:
- 2 filés de tilápia;
- sal e pimenta a gosto;
- azeite;
- ervas a gosto (utilizei um temperinho pronto excelente, com ervas trituradas, alho e cebola).
Tempere os filés de tilápia e leve ao forno por 15 minutos, até dourar.
Para os legumes usaremos:
- 4 batatinhas bolinhas;
- 4 maços de couve-flor;
- 1/2 abobrinha;
Para o molho branco:
- 2 colheres cheias de margarina;
- 2 copos de leite;
- 1 colher de farinha de trigo;
- tsal e pimenta a gosto;
- noz moscada ralada.
Lave bem as batatas e corte-as em rodelas finas. Eu usei a batatinha bolinha para ficar mais delicado, para que as rodelas não fiquem muito grandes. Caso usem a batata inglesa, cortem as fatias em formato de cruz, para ficarem quatro pedaços por fatia. Corte a abobrinha em rodelas finas e a couve-flor em pequenos pedaços.
Em primeiro lugar, coloque na água fervente as batatas, que demoram mais a cozinhar. Depois de uns 8 minutinhos, acrescente a couve-flor e depois de mais uns 5, a abobrinha. Aguarde até que todos estejam cozidos. A melhor dica para checar o cozimento é sempre espetar o gafo e checar se a verdura está macia. Enquanto aguarda o cozimento, vamos ao molho branco.
Coloque a margarina em uma frigideira. Como eu gosto do molho bem lisinho, não coloquei alho nem cebola. Assim que a margarina derreter, acrescente a farinha de trigo.
Eu acho bem mais fácil checar as quantidades pela textura que encontro na panela. Veja que a quantidade de farinha é bem menor que a de manteiga. Neste ponto, mexemos bastante a mistura, para que a farinha incorpore à margarina e para que ela cozinhe. O grande defeito que um molho branco pode ter ocorre nesta etapa. A quantidade em excesso de farinha, ou o não cozimento da mesma, "pesa" o sabor do molho, deixando-o com desagradável. Neste ponto, misture bastante em fogo baixo, por, aproximadamente, 3 a 4 minutos.
Acrescente, aos poucos, o leite. Pode ser que precise de menor quantidade ou maior, dependendo da quantidade de farinha que foi utilizada.
À medida que for engrossando, acrescente o leite até que atinja o ponto desejado para o molho. Ele deve ficar consistente, mas ainda líquido. Tempere com sal e pimenta a gosto e acrecente a noz moscada ralada na hora. Seu molho está pronto!
Agora, a montagem do prato...
Boa desgustação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário