Boa tarde, amores! Seguindo firme na proposta de postar os pratos preparados em casa para minha família e amigos, vamos em frente! O prato de hoje foi preparado em uma farrinha gostosa lá em casa, com um casal de amigos muito queridos. Thaís e Daniel, novamente nos brindando com a presença! Foi uma noite divertidíssima, regada a muito vinho, champagne e carteado: sim, amamos um buraquinho básico!
Enquanto os convidados não chegavam, fui adiantando a comida, que é super simples e rápida, e deixei para finalizar quando os convidados estivessem famintos!
Comprei uma peça, o lombo inteiro do cação, lindo, limpinho e em formato de meia lua. Cortei em porções individuais, embalei e levei o restante ao congelador. Um quilo rendeu oito porções. Para esta receita, utilizei meio quilo para 4 porções. Vamos à receita do cação?
- 1/2 quilo de lombo de cação limpo, cortados em pedaços de 2cm;
- suco de 1/2 limão siciliano;
- raspas de 1/2 limão siciliano;
- raspas de gengibre;
- salsinha e cominho frescos;
- sal e pimenta a gosto;
Coloque o peixe em um refratário, tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente os outros ingredientes. Seu peixe ficará assim.
Para acrescentar ainda mais sabor, fiz uma misturinha para colocar por cima e deixar até a hora de levar à frigideira. Levei ao processador os seguintes ingredientes:
- 1/2 cebola cortada em cubinhos
- azeite;
- sal e pimenta a gosto;
- salsinha e cominho;
- alho a gosto;
- 2 rodelas de pimentão cortados em cubinhos.
Resultado depois de passar pelo processador.
Utilizei toda a misturinha, que rendeu meio copo, para temperar as postas, e elas ficaram assim...
Deixe marinando enquanto prepara o risoto. Simbora para a receita?
- 2 xícaras de chá de arroz arbóreo, próprio para risotos (eu uso um italiano, muito bom. É um pouquinho mais caro, mas eu acho muita diferença fazer com um arroz de boa qualidade. Seus convidados merecem!)
- 1/2 copo de champagne;
- suco de 1/2 limão;
- 1/2 cebola cortada em cubinhos;
1/3 tablete de manteiga (ou margarina);
- 8 aspargos "in natura";
- 1 pacotinho de tempero de legumes em pó;
- 1/2 queijo brie (aquele redondinho da latinha);
- parmesão.
Lave os aspargos, retire a parte de baixo, mais branquinha, e despreze. Corte-os em rodelas na diagonal para ficarem mais bonitinhos. Preserve a pontinha inteira para a decoração do prato. Os aspargos devem apenas ser jogados em água fervente por dois minutinhos para manterem-se crocantes e verdinhos. Se cozinhar muito, estas duas características deixam de existir, retirando toda a graça do risoto.
Após cozidos...
Em uma panela coloque o azeite e a cebola para dourar. Quando ficarem transparentes, acrescente o arroz, mexa levemente e adicione o champagne (ou vinho branco, ou, na falta, vodka ou whisky). O importante é colocar o primeiro líquido alcoólico para liberar o amido e fazer o arroz ficar grudadinho. Já testei com todos estes e o resultado é bem parecido.
Sempre mexa o risoto. Este é o segredo para atingir o ponto e não queimar seu arroz. Após secar a champagne, acrescente sempre água, aos poucos, e continue mexendo até atingir o ponto "al dente". Hora de acrescentar o queijo parmesão e o brie (queijo que amooo de paixão!)
Mexa até os queijos "desaparecerem" na panela. Prove, e corrija o sal com o temperinho pronto. Lembre-se de fazer isso apenas após acrescentar todos os queijos, pois já contém muito sódio, ok?
Neste ponto eu parei o cozimento do risoto, pois os amigos chegaram e o jantar estava encaminhado. Deixei a água secar como se fosse servir e desliguei o fogão, com o
arroz ainda bem durinho. Acho que até este ponto foram apenas uns dois copos de água.
arroz ainda bem durinho. Acho que até este ponto foram apenas uns dois copos de água.
Hora da diversão!
Muitas e muitas partidas depois... O resultado do jogo fica sob sigilo, ok!
Voltamos à receita... Vamos terminar o risoto. Continue mexendo e incorporando água até que esteja "al dente". O jeito de saber o ponto é sempre provar. Quando o risoto estiver no ponto, adicione as rodelas de aspargos, um pouquinho de pimentão amarelo cortado em cubinhos bem pequenos, incorpore, acrescente a manteiga e está pronto.
Enquanto você finaliza o seu risoto, coloque uma frigideira antiaderente no fogo alto, com um pouquinho de azeite. Quando a panela estiver bem quente, diminua o fogo e acrescente as postas de cação.
Doure as postas em ambos os lados e o jantar está servido! Basta fazer a montagem do prato e boa degustação!
Muito bom o peixinho!!!
ResponderExcluirE... eu ganhei o jogo!! kkk