segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Filé mignon suíno com penne...

Olá, queridos! Semana passada recebi uma visitinha especial aqui em Brasília. Minha sobrinha Sarah veio passar o final de semana com a titia, que amou fazer uma comidinha pra florzinha do meu coração. A carne escolhida foi o filé mignon suíno. Como a mocinha adora uma massa, fui na mais simples (e a que eu mais amo), o penne.

Eu compro o filé suíno inteiro e temperado, mas prefiro eu mesma prepará-lo e usar os temperinhos que amo.


Usei apenas a metade do filé, cortei em 4 pedaços e temperei com flor de sal, pimenta e um temperinho triturado delicioso, à base de alho, cebola, salsa, manjericão e azeite. Passe este temperinho "sem dó" na carne, coloque em uma assadeira e leve ao forno.



 Para evitar que a carne fique com o fundinho mais assadinho (e para não colocar óleo), coloquei um pouquinho de vinho tinto no refratário que, além de evitar ressecar a carne, dá um saborzinho especial, pois o álcool vai evaporando e perfumando a carne. Neste ponto da foto, a carne ainda não estava totalmente assada, lembrando que a carne de porco deve ser bem cozidinha...


Para a massa e molho utilizei:
- 3 xícaras de chá de penne;
- azeite;
- alho triturado;
- 1 xícara de chá de molho pronto (de vidrinho);
- manjericão a gosto;
- sal a gosto;
- açúcar para correção da acidez;
- 1/4 de queijo ricota de leite de búfala cortado em cubinhos.   














Cozinhar a massa em água fervente até atingir o ponto al dente. Em uma panela juntar o azeite e o alho triturado. Quando estiver frito, acrescentar o molho e os temperos. Provar e corrigir o sal e a acidez. Incorpore a massa ao molho e acrescente o queijo em cubinhos. E a nossa massa ficou assim...



Para servir, coloquei a massa no fundo do prato e dois pedaços do filé por cima. Um toquezinho com a casca de limão siciliano...









Boa degustação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário