segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sopa de legumes

Bom dia, amados! Tenho que confessar: sou apaixonada por comidas com caldo! Minha sempre sempre criticou meu feijão, porque eu simplesmente amo o caldinho bem espesso... Delícia! Em um dia de frio, não há nada melhor para tomar antes de dormir que um belo caldinho de legumes. Minha sopa é bem simples e uso o que tiver na geladeira. O único legume que não pode faltar, de forma alguma, é a batata inglesa. O restante eu mudo conforme a disponibilidade em casa. Nesta receitinha eu usei:

- couve-flor;
- batata doce;
- batata inglesa;
- cenoura;
- chuchu;
- 1 xícara de leite;
- temperos a gosto (flor de sal, pimenta e ervas).



Corte os legumes em cubos e coloque em uma panela com água fervente. Deixe cozinhar até que estejam macios (faça o teste do garfo: espete os legumes e sinta a textura). Primeiro eu coloquei as cenouras, que são mais durinhas, depois a batata doce, em seguida o restante dos legumes.


Na foto abaixo, os legumes já estavam no ponto desejado. Escorri o excesso de água, acrescentei o leite e bati com o mixer na própria panela. Eu gosto de bastante pedacinhos de legumes. A leve batida no liquidificador ou mixer é apenas para engossar o caldo de legumes.



Somente neste ponto que acrescento os temperos. Acho que combina bastante com uma pimentinha do reino, moída na hora de servir. Para agregar sabor (e calorias...) um pouquinho de parmesão ralado no caldo bem quente fica muito gostoso, pois o queijo derrete, deixando a sopa muito mais saborosa...



Boa degustação!

3 comentários:

  1. Sempre estou de olho no seu blog e gosto muito da maneira que você posta as receitas. Tudo muito prático, simples, bonito e só de olhar da sempre água na boca. Minha dívida é com relação a essa flor de sal, onde encontro???

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Kerlla! Obrigada pelo cometário carinhoso! Bom, lá em casa só entra a flor de sal é um tipo de sal "gourmet", bem diferente do sal marinho e do sal fino que conhecemos. O sabor é bem mais leve e bem menos salgado. É coletado na camada superior das salinas, antes que se depositem no fundo e formem o nosso conhecido sal marinho. Esta camada é bem delicada e o sal é retirado com um instrumento especial para este fim, por isso, o preço "salgadinho" do tempero. Mas vale cada centavo. O tempero mais famoso, é o francês, que é difícil encontrar aqui em razão da legislação brasileira que exige acréscimo de iodo no nosso sal. Mas temos vários produtos nacionais, com preços bem mais acessíveis, sendo encontrados facilmente em delicatessens e mercado mais especializados. Aqui em Brasília, já encontrei no Mercado Distrital (que eu amo), na 509 Sul. Também já encontrei no Pão de Açúcar. Sabe aquele lugarzinho de temperos do supermercado? Que os temperos ficam naqueles tubinhos? Pois é, existe flor de sal daquela marca com preço bem acessível, de R$ 30,00 a R$ 40,00, 800gr. Espero que tenha ajudado. Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preço bem acessível, considerando o produto francês, é claro, pois o quilo do sal fino custa cerca de R$ 2,00!

      Excluir