sexta-feira, 24 de maio de 2013

Conchiglione recheado com carne moída

Bom dia, amigos e companheiros de panela! A receitinha de hoje foi feita especialmente para meu maridinho. Estava no supermercado e me dei conta que nunca havia feito nada de carne moída em casa, e, como meu marido é um bocadinho fresco, resolvi levar a carne e dar uma incrementada. Receita de hoje: conchiglione recheado com carne moída. 

Vamos precisar de:
- 250 gr de carne moída (usei patinho);
- sal e pimenta a gosto;
- canela;
- bacon em cubinhos;
- pimenta calabresa;
- 4 conchigliones;
- azeite;
- alho triturado. 

Em uma panela com azeite, acrescente o alho e deixe dourar. Logo em seguida, coloque o bacon em cubinhos e deixe até que fique bem tostadinho e crocante.



Incorpore a carne moída, tempere com sal, pimenta e ervas a gosto. Aprendi um segredinho com a minha mãe que nunca deixo de usar. A carne moída tem um rancinho bem característico. Para tirar este sabor, eu acrescento duas pitadinhas de canela em pó ou uma canela em pau e deixo até que a carne fique torradinha, retirando no final da preparação. 
 
Enquanto isso, prepare a massa, conforme link.
 


Carne suculenta... Hora de acrescentar o bacon tostado...


E o molhinho de tomate... Por sinal, amei este, levemente picante.


Com a massa no ponto correto e a carne pronta, hora de rechear.
 Eu já coloquei a massa diretamente no prato e reguei com o molho pronto, que aqueci em uma panela com uns temperinhos extras, além de fazer a correção da acidez. Este, por sinal, era pouco ácido.




E... Tcharannnn....
 


Boa degustação!

Páscoa com amigos... King crab, risoto de camarão e medalhão de salmão grelhado

Nossa, quanto tempo e que saudades de postar comidinhas para vocês... O trabalho anda puxado, mas vou começar a me policiar para ficar mais assídua por aqui. Na verdade, o que vou postar hoje são receitas antigas, já que ando um pouquinho sem tempo até mesmo para cozinhar para o meu marido (o coitado anda sofrendo...). Vamos lá? 

Bom, a receita de hoje foi elaborada após um grande sufoco durante a Páscoa. Sexta-feira Santa, convido dois casais de amigos para um jantar regado a vinho. Esqueci apenas de um pequeno detalhe, nenhum supermercado (nem mesmo os 24 horas) abre em Brasília durante feriados. Juro: percorri cerca de 12, isso mesmo, 12 super-hipermercados e nada. Quando estava desistindo, passei no posto de gasolina perto de casa para abastecer o carro e várias faixas espalhadas pelo bairro: "Entrego camarão em casa". Pronto! Problema resolvido e, para minha surpresa, não apenas camarão, mas medalhão de salmão e king crabs. 30 minutinhos e tudo estava na minha geladeira, lindos...

Vamos para a cozinha?

Para a receita utilizei:
Decoração
- 1 kg de patas de crab cozidas com casca em água fervente com sal;

Risoto
- 1 kg de camarões grandes limpos e sem casca (apenas o rabicó);
- 2 xícaras de arroz arbóreo, próprio para risoto;
- uma cebola cortada em cubinhos;
- azeite;
- caldo de legumes;
- queijo brie;
- queijo parmesão;
- 1 copo de champagne;
     
Salmão
- 6 medalhões de salmão;
- sal e pimenta a gosto;
- azeite;
- temperos a gosto (cominho).  



Bom, pessoal, as patinhas, ou melhor, patonas, foram apenas levadas em água fervente por cerca de 5 minutinhos, já que a carne é bem macia. Reserve.

Vamos ao risoto. Em uma panela acrescente a cebola picada e o azeite e deixe até que fiquem transparentes. Acrescente o arroz e o primeiro copo de champagne. Lembro apenas a importância da bebida alcóolica no risoto (clique aqui).
















Ir acrescentando água aos poucos, até que fique "al dente", acrescentar o brie e nunca deixe de mexer. Quando estiver no ponto desejado, acrescente o parmesão e uma colher de manteiga. 

Enquanto preparava o risoto, temperei os camarões com flor de sal, pimenta, cominho, limão siciliano e ervas a gosto. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e leve os camarões para dourar.



Quando estiver douradinho, incorporar à base do risoto, com bastante cuidado para não estragar os camarões.



A esta altura, os medalhões já estão temperados e em refratário, prontos para irem ao forno. Em apenas 15 minutinhos os medalhões estão prontos e lindamente rosas.




E olhem a confusão armada...








Boa degustação!