quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Costela de Cordeiro com risoto de damasco

Olá, queridos! A receitinha de hoje foi preparada para dois casais de amigos que adoramos! Aproveitando a vinda da minha sobrinha Sarah a Brasília, reuni pessoas queridas em casa e fizemos uma farrinha gostosa. Vou começar pela costela, pois deixei marinando por umas 5 horas na cerveja. Para o cordeiro vamos precisar de:

- 2 costelas de 1 kg cada;
- flor de sal e pimenta a gosto;
- alecrim e tomilho a gosto;
- azeite;
- 1 lata de cerveja Murphy´s;
- 1/2 cebola;
- 2 dentes de alho.




Eu retirei o excesso de carne entre os ossos da costela, até, mais ou menos, a metade, e cortei em pedaços a cada duas costelas. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Coloque os dentes de alho, a cebola, o azeite e a ervas em um processador e processe levemente, deixando os ingredientes em pedacinhos.

Coloque sobre as peças de carne e regue com a cerveja. Deixe marinando por umas duas horas, pelo menos.

Após este período, coloque azeite em uma panela e coloque os pedaços de costela para selar. Eu tenho uma panela bem grande de ferro fundido que é bem prática para o preparo destas carnes. Ela não gruda, aquece bem e tem um excelente tamanho para grandes quantidades. Doure bem os pedaços e acondicione em um refratário para ir ao forno para terminar o processo de cozimento.

Enquanto isso, vamos ao risoto de brie com damasco. Para a receita, precisaremos de:

- arroz próprio para risoto (lembrem-se que ele dobra de volume após o cozimento);
- 1 queijo brie;
- parmesão ralado;
- 1 colher de manteiga;
suco de 1/2 limão siciliano;
- damascos cortados em fatias;
- 1 copo de vinho/champagne;
- sal e pimenta a gosto.
  
Em uma panela, colocar o azeite e o arroz. Acrescentar, logo em seguida, a bebida alcóolica. É importante que o primeiro caldo do risoto seja vinho ou champagne, ou outra bebida com álcool (já usei até vodca), que permitirá que o risoto libere o amido e dê aquele aspecto de "grudadinho" que tanto apreciamos. Corte o queijo brie e o parmesão em pedaços pequenos e adicione ao arroz. Vá acrescentando água até que o arroz fique "al dente". Assim que o queijo dissolver e incorporar-se inteiramente ao arroz, experimente e corrija o sal, se necessário. Quando o arroz atingir o ponto desejado, acrescente a manteiga, o suco do meio limão e os damascos. Incorpore e está pronto para servir.

Acho que carnes mais incorpadas, como a de cordeiro, combinam bem com sabores mais "adocicados". Por isso, decidi fazer figos com molho de ervas ao forno para acompanhar. 

Eu já disse uma vez sobre uns cubinhos de ervas que faço com azeite ou margarina/manteiga. Como gosto da erva fresca, logo que volto do supermercado eu as coloco em forminhas de gelo com manteiga derretida ou azeite e levo ao congelador. Depois, desenformo e acondiono em saquinhos. Desta forma, tenho ervas frescas sempre à mão. Para fazer estes figos, cortei em cruz a parte do cabinho e coloquei um pedacinho deste tablete de ervas em cima de cada um deles. Levamos ao forno baixo por 10 minutinhos e está pronto.


Enquanto isso, uma farrinha bem gostosa com pessoas queridas...


Bom, o jantar já está pronto para ser servido. Vamos à montagem?




Boa degustação!


























Nenhum comentário:

Postar um comentário