terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Lombo suíno com bolinhos de arroz selvagem

Boa tarde, amigos! A receita de hoje vai para aquelas pessoas que não sabem o que fazer com as sobrinhas da geladeira. A minha "sobrinha" era um arroz selvagem, já cozido, que havia congelado há cerca de duas semanas. Para acompanhar, uma lentilha refogada com bacon e um lombo suíno pronto para ir ao forno.

Para a receita dos bolinhos vamos precisar de:

- legumes a gosto (eu usei meia cenoura cortadinha em cubinhos, salsinha a gosto e tomatinhos cereja cortados em cruz);
- 2 xícaras de sobras de arroz;
- 2 ovos;
- farinha de trigo até dar o ponto (cerca de 1/3 xícara de chá);
- tempero a gosto.
 

Comigo aconteceu um pequeno imprevisto, rapidamente contornável, e, pra falar a verdade, acho que o bolinho ficou mais gostoso assim.

Quando fui até a geladeira, tinha apenas um ovo... No armário, somente farinha de rosca amarela... Bom, o ovo é utilizado para dar o ponto ao bolinho, dar umidade à massa. Acrescentei os legumes ao arroz, em seguida, o primeiro ovo, que era bem pequenininho. Percebi que não era o suficiente, logo, completei com azeite. Devo ter colocado em torno de 1/3 xícara de azeite. Mexa com cuidado e acrescente a farinha até dar o ponto. Cuidado com o tempero, pois, caso o bolinho seja de sobras de arroz, vale lembrar que ele já foi temperado.  Se achar necessário, coloque sal e temperos a gosto.


Faça os bolinhos e coloque em um refratário antiaderente sem nenhuma gotinha de óleo. Leve ao forno médio por uns 20 minutinhos  e seus bolinhos estão prontos. Um detalhe: coloquei as cenouras cruas mesmo na massa, para dar um "crocante" aos bolinhos. Caso prefiram, podem cozinhá-las antes para um bolinho mais molinho.



A carne eu apenas tirei so congelador e levei ao forno. Isso mesmo, não sou nada contra bons produtos congelados que podem aliviar seu dia-a-dia e proporcionar uma boa comida. Este lombo vem inteiro, mas existe outro que já vem fatiado, ambos de excelente qualidade.




E forno... Siga as instruções da embalagem. Depois de um tempinho de forno, eu preferi fatiar a carne para assar mais rápido. Foram uns 40 minutos em forno médio, mais uns 20 minutos após fatiada.

Para acompanhar, uma lentilha refogada com bacon. Eu sou apaixonada por grãos, e, especialmente, por lentilhas. Lembro do arroz com lentilha da mamys que é sucesso total nas festas de final de ano da família. Para faciliatr, ao comprá-las, eu cozinho todo o pacote e guardo em vasilhas com porçoes individuais no freezer. Bastou retirar uma delas do congelador, além do bacon e o preparo foi rapidíssimo. 


 Coloque o bacon em uma panela, sem óleo e deixe fritar por alguns minutos. Quando tiver bem torradinho, refogue a lentilha e tempere a gosto. Eu usei um temperinho pronto próprio para feijão e ficou um arraso! Recomendo!



 Como vocês podem ver, coloquei a lentilha congelada mesmo na panela, e em fogo bem baixinho, ela foi descongelando.



 Receitinha pronta, vamos para a montagem, simples, mas com um colorido que eu amo!




 Boa degustação!






Nenhum comentário:

Postar um comentário