sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Filé mignon suíno ao forno

Bom dia, amigos queridos! Fiquei um pouquinho ausente do blog, mas foi por um bom motivo. Não que tenha deixado a minha cozinha esfriar, mas, realmente não estava com tempo para postar. Um amigo entrou para o time de casados no feriadão e fomos até Ceres (GO) para sermos testemunhas deste casamento (e para levar o noivo!). Bom, o prato de hoje é um filé mignon suíno, escolhido a dedo pelo meu marido. Ao escolher a carne, fiquei no supermercado fazendo o restante das compras e imaginando os acompanhamentos. Muito simples, batatas ao forno e uma saladinha básica, que não pode faltar lá em casa. Sem erro! A única situação que não faço salada é quando fazemos massa. Fora esta possibilidade, sempre terá salada nos pratos. Ainda bem que meu marido adora! Vamos à receita?

- 1 peça inteira de filé mignon suíno;
- alho a gosto para temperar;
- fatias de pimentão amarelo;
- 6 batatinhas bolinha;
-sal e pimenta a gosto;
- suco de 1 limão siciliano;
- cominho a gosto.

Comece temperando o filé de acordo com os condimentos que você mais gosta, eu usei sal (flor de sal), pimenta do reino moída cominho, limão siciliano e uma colher de chá de alho triturado.
















Eu optei por dar uma selada na carne antes de levar ao forno. Também faço isso com a carne de pato, pois acho que conserva melhor a cor e o suco da carne, tornando-a infinitamente mais saborosa. Em uma frigideira antiaderente, coloquei um fio de azeite e deixei ficar bem quente para colocar o filé.




Enquanto isso...


Após selar a carne e a deixa-la douradinha em ambos os lados, coloquei em um refratário para levar ao forno. No mesmo recipiente, coloquei as batatas e alguns dentes de alho amassados com casca, envolvidos e um fio de azeite. Temperei as batas somente com flor de sal e o filé foi decorado com tiras de pimentão amarelo. Levei ao forno, coberto com papel alumínio, para assar em fogo alto por 40 minutos.



 











Olhando a frigideira após a retirada da carne pensei: "Por que não fazer uma molhinho?". Hummm... Excelente idéia! Vamos ao molho. Nas raspinhas da frigideira acresentei um copo de água  (350 ml) e deixei levantar fervura.


 Quando começou a ferver, acrescentei uma colher de sopa de farinha de trigo para engrossar e mexi até dissolver. Eu adooooooooro um fouet, aquele batedor usado para misturar ingredientes. Acho que funciona muito melhor para dissolver a farinha (vide foto abaixo).

 
 Tempere o molhinho a gosto, coloquei caldo de legumes em pó, alecrim, noz moscada e coloquei um pouco de gengibre ralado (cerca de uma colher de chá cheia). Após atingir o ponto desejado, passei o molho por uma peneira para ficar bem lisinho e reservei.


Após peneira, meu molhinho ficou assim.

 
Agora para a saladinha usei apenas tomatinho cereja (meu preferido), palmito (não pode faltar no prato do meu marido) e chicória.


Montando os ingredientes nos pratos, nossa saladinha ficou assim...






Durante todo este preparativo, olha quem nos acompanhou! Vamos aguardar o filé ficar pronto...


Esta é a carne ao sair do forno, cozidinha por dentro e tostadnha por fora. Como já tinha dourado o filé na frigideira, nem foi preciso retirar o papel alumínio para dourar e isso também reduziu o tempo de preparo. Lembrando que a carne de porco deve ser bem cozida.















Ao retirar a carne do forno, fatie em fatias de 2 centímentros e confira o cozimento. Caso ainda não esteja cozida, volte com a carne ao forno e termine o cozimento. Lembrando que o filé mignon suíno é bem vermelhinho, mesmo após o cozimento, e bem molhadinho, bem diferente do lombo de porco. 

Vamos à montagem!





Boa degustação!

4 comentários: