sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Spaghetti di seppia ao molho de frutos do mar

Olá, queridos amigos! Nossa receitinha de hoje foi o jantar de ontem! Após treino pesadíssimo, para repor as energias, estava em dúvida sobre um risoto ou uma massinha. Mas meu marido escolheu a massa. Sempre tenho um tipo diferente e casa. Este spaghetti di seppia foi comprado no mercado distrital de Brasília, na 509 sul, local que eu absolutamente AMO! Prato rápido, fácil e leve! Vamos lá?

Para a receita vamos precisar de:
-  Spaghetti di seppia (ou outro qualquer que você tenha em casa);
- polvo;
- camarão (eles não estão na foto porque decidi colocá-los quando os vi no meu freezer);
- 1/2 cebola ralada;
- alho triturado;
- 1 tomate picado em cubos com pele e semente;
- sal e pimenta a gosto;
- temperos a gosto (usei alecrim, cominho e páprica);  


Eu, particularmente, gosto de cozinhar massas em água fervente apenas, sem azeite ou sal, pois acho que altera a qualidade e o sabor da mesma. Deixe os temperos para o molho, afinal, sal em excesso faz mal à saúde e não há necessidade de "salgar" a massa. 
Em uma panela de água fervente, coloquei a massa para cozinhar até que fique "al dente". Essa massa demora uns 8 minutos, mais ou menos, mas o melhor teste é sempre a prova, não tem erro! Atenção para não cozinhar demais ou passar do ponto. Massas muito cozidas ficam péssimas e dificultam a apresentação do prato.


Outra dica: nunca, mas NUNCA na sua vida quebre um spaghetti para que caiba na panela. Quebrar este tipo de massa é um sacrilégio, acreditem! A forma correta e colocá-los na panela como demonstrado nas fotos.


À medida em que for cozinhando, a massa vai "escorregando" diretinho para a panela. Não se preocupem com isso. Outra dica para a massa: quando ela estiver pronta, escorra a água em escorredor próprio e lave a massa com água fria corrente. Minha mãe tem brigas tremendas comigo por este motivo, mas vou justificar. Em primeiro lugar, a água fria "quebra" o cozimento da massa, não correndo o risco de "passar do ponto", pois a massa continua cozinando mesmo depois de escorrida quando mantém-se quente. Em segundo lugar, toda massa tem uma "gosminha" causada com a liberação do amido no processo de cozimento. O amido deixa a massa "grudada", com aspecto ruim (como ocorre com a batata, assim que descascada, aquele caldo esbranquiçado).  Lavando-a retiramos todo o amido e a massa fica soltinha. Dicas à parte, vamos ao molho. Em uma frigideira coloque um fio de azeite com a cebola ralada e o alho a gosto e deixe até a cebola dourar.


 

 

















Acresente o polvo cortado em pedaços e os temperos (sal, pimenta, alecrim, cominho e raspas de limão siciliano)


Quando o polvo estiver cozido, coloque o tomate em cubos e deixe apurar em fogo baixo.














 Acrescente os camarões e aguarde o molho secar até atingir a consistência desejada. Como coloquei os camarões congelados ainda, eles foram liberando a água e aguardei até que secasse quase por completo, para o molhinho ficar mais espesso. 


Enquanto isso, encontrei 3 camarões gigantes sobreviventes no meu freezer. Óbvio que seriam utilizados na decoração. Coloquei os bichinhos temperados com sal e páprica na frigideira antiaderente com fiozinho de azeite e...


 ... tcharam, prato prontíssimo para a montagem! Massa no centro do prato, molho (fervendo) por cima, enfeitinho básico com os camarões grandes e aí está a belezura! Pronta para saciar a fome de um marido marombeiro!



Boa degustação!

2 comentários:

  1. Maravilhoso o blog Camila! Parabéns!!! Aproveita e faz aquele Romeu e Julieta novamente, me chama pra degustar e posta aqui a receita porque eu acho que perdi... rs. Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Ah! Entra lá no meu depois: http://odetholiveira.blogspot.com.br . Tem tempo que não posto, mas... Bjos...

    ResponderExcluir