terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ceia de Natal especial!

 Olá, amados! Nossa... Quanto tempo? Estava com saudade de postar delícias para vocês! Bem, no recesso de fim de ano eu e meu marido viajamos até Maceió (sim, mais uma vez!) para passar o Reveillon com amigos pra lá de animados. Mas postarei hoje a nossa ceia de Natal, simples, mas preparada com bastante carinho para meu marido e duas amigas queridas. O menu é de fácil elaboração, mas não deixei de lado ingredientes típicos desta época do ano. Vamos à ceia?

Este ano eu comprei um "peru novidade" no mercado, que já vem temperado com manteiga e ervas. A princípio fiquei receosa, pois prefiro eu mesma preparar o tempero da ave, mas cedi às instruções da embalagem que dizia ser necessário somente levar o peru ao forno. Incrementei com um tablete de manteiga derretido, acrescentando todas as ervas que eu tinha na geladeira (alecrim, cominho, salsinha, todas bem batidinhas) e um pouco de mel (1/3 xícara de chá). Deixei marinando por umas cinco horas e realmente surpreendeu. A carne estava no ponto de sal, macia e bastante suculenta, além de molhadinha. No ano passado comprei a ave sem tempero e precisei usar o triplo da manteiga e o dobro do tempo marinando para obter o mesmo resultado. Então, é só passar um papel alumínio nas pontas das asinhas e levar ao forno até o "apito" levantar, o que levou, aproximadamente, duas horas. Olha aí o peru no forno iniciando o cozimento. Vale lembrar que a cada 20 minutos vale a pena regar o peru com o molho que ele vai liberando. Isso o torna mais macio e evita aquela carne seca, que ninguém gosta.


Agora vamos à salada. Eu, particularmente, acho que a salada de Natal tem que ser leve e refrescante. Esse negócio de comidas pesadas é bom lá no hemisfério norte, onde está frio nesta época do ano. Então optei por uma salada com molho de iogurte natural. Adoro a waldorf salad, então resolvi fazer uma adaptação com o que tinha na geladeira. Para a salada refrescante vamos precisar de:

- 400 gr de camarão;
- 300gr de bacalhau desfiado e dessalgado cozido levemente em água;
- 3 maças fugi;
- 2 potes de iogurte natural;
- alho poró;
- damascos, castanhas, amêndoas e nozes;
- tempero a gosto.
Ps: eu ia usar o tomatinho cereja, por isso ele está na foto, mas achei desnecessário quando provei a salada pronta! Não combinaria com a consistência, já que o tomate tem caldinho e é mais frágil. O restante dos ingredientes eram mais firmes e consistentes. 






O preparo é bastante simples. As maças devem ser descascadas e cortadas em cubos. Para evitar o escurecimento enquanto prepara-se o restante, coloque em uma vasilha com água e suco de um limão. Reserve. Os camarões devem ser cozidos ao vapor com sal e temperos a gosto (adoro uma ervinha...). Já o bacalhau foi apenas colocado em água fervente e retirado após dois minutos. Junte a maça em cubos (escorrida), o camarão, as lascas de bacalhau o alho poró em rodelas, damascos cortados em pedaços e as castanhas, adicione os iogurtes e prove para corrigir o tempero. Eu acrescentei apenas mais uma pitada de flor de sal para realçar, pois o bacalhau já é salgado e cozinhei os camarões com tempero. O resultado vocês conferem embaixo.


 
Agora vamos ao arroz. Optei por uma receita simples, mas com gostinho de Natal: arroz com vinho branco e amêndoas. Para a receita precisaremos de:
- 1 xícara de amêndoas laminadas torradas;
- 1 garrafa de vinho branco;
-  3 xícaras de arroz branco;
- 1 cebola ralada;
- 1 colher de sopa de alho triturado;
- azeite;
- 1 pacotinho de tempero pronto em pó. 

Colocar o azeite, a cebola e o alho em uma panela e deixar amolecer. Eu preferi colocar a cebola ralada para dar sabor, mas gostaria que ela não aparecesse no arroz, ressaltando a textura apenas das amêndoas. Acresente o arroz bem lavadinho e completamente seco. Se ele ainda estiver molhado é bem provável que vire um "risotinho", o que não queremos, neste caso. Eu dou uma tostadinha no arroz, sempre mexendo para não queimar. Quando estiver bem branquinho, acrescente o vinho. Apenas cubra o arroz com o vinho, e, se preciso, vá acrescentando aos poucos. Acresente o tempero em pó e prove. Minha dica é colocar o tempero aos poucos também e ir provando e adequando ao gosto de sua família.



 Caso achem as amêndoas já torradas, excelente, como não achei, vou dar uma dica de como fazê-las. Enquanto o arroz cozinha, pegue uma frigideira antiaderente e coloque para aquecer. Não deixe aquecer muito, pois as amêndoas são frágeis e podem queimar. Jogue-as sobre a frigideira, em fogo bem baixinho, e mexa sem parar até que elas fiquem crocantes. Eu costumo até tirá-las do fogo para evitar "acidentes" e, se preciso for, voltamos a frigideira para o fogão. O ponto é o da foto abaixo. Prove uma fatia e veja se está crocante! Sim? Então está no ponto correto!




 Após pronto o arroz, incorpore as amêndoas torradas com bastante cuidado. Dica: deixe para acrescentá-las quando o arroz estiver mais frio ou quando for servir, para evitar a perda da textura. Caso as acrescente com o arroz ainda úmido, elas irão murchar e vai-se embora a textura desejada...



 Agora é a vez da farofinha. Minha mãe costuma dizer que nossa família é de "farofeiros", no melhor sentido da palavra, pois, quando morava em Belo Horizonte, não havia uma refeição sequer em casa que não houvesse farofa. Diz ela ainda que meu avô comia farofa com café, e mais, minha sobrinha adora farofa com macarrão (pode?). Vamos à farofinha.

- 1/2 tablete de manteiga;
- 1 celola em cubinhos;
- 200 gr de frutas cristalizadas;
- 200 gr de mix de castanhas e passas;
- 1/2 pacote daquela farinha pronta já temperada.

Coloque a manteiga e a cebola em uma panela para dourar. Quando estiver transparente, acrescente as castanhas e as frutas. Eu gosto de fazer isso primeiro para que as fiquem com o gostinho gostoso da manteiga e amoleçam. Acho que fica mais saborosa e mais molhadinha desta forma. Mexa incorporando os ingredientes e somente então acrescente a farinha.



 E olhem como ficou!


 
Bom, a ceia já está pronta, mas ainda falta a sobremesa. Nada melhor para o Natal que uma cheesecake de frutas vermelhas. Receita rápida e fácil! 

Para a massa vamos precisar de:
- 1 pacote de biscoito maisena triturado no liquidificador;
- margarina derretida para dar o ponto.


Acrescente a margarina derretida ao pó de biscoito maisena até dar liga, como na imagem abaixo.


Distribua a massa um uma forma com fundo removível. Eu sou apaixonada por sobremesas individuais. Acho que ficam bem mais charmosas. Por isso, coloquei nestas forminhas pequenas, que renderam 10 porções.

  
Para o recheio iremos utilizar:
- 4 ovos inteiros;
- 3 potes de cream cheese;
-  1/2 caixinha (ou latinha) de leite condensado;
- 1/2 caixinha de creme de leite;

Colocar tudo no liquidificador e bater até obter uma massa homogênea. 

 
 



Distribua a massa nas forminhas (a quantidade deu certinha) e leve-as ao forno baixo para assar por dentro. A tortinha estará pronta quando você espetar um garfo e ele sair limpinho, significa que está cozida por dentro.
 

Vamos à cobertura.

- 1/2 potinho de geléia de frutas vermelhas;
- frutas vermelhas a gosto (morangos, blueberrys e cerejas foram as que utilizei, pois não encontrei framboesa).
 


Coloque a geléia um uma panela com um pouquinho (bemmmm pouquinho) de água para dissolver. A consistência deve ser a de calda mais grossinha.   


 Após desenformar as tortinhas, coloque-as em um prato de sobremesa, arranje as frutas no topo e despeje a calda de geléia por cima (ainda quente!). Pronto, sua sobremesa está pronta para ir para a mesa!





Desejamos a todos um Ano Novo repleto de realizações, com muita saúde, paz e amor no coração! Sejamos melhores que em 2012!


Boa degustação!








Um comentário: