sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Último prato das férias: fettuccine de espinafre com frutos do mar...

Olá, queridos! Foi com muita saudade no coração que nos despedimos da Barra de São Miguel, lugar lindo, abençoado por Deus e um sossego que revigorou até a minha alma... Mas no Reveillon estamos voltando para vários reencontros... Pois bem, saindo da Barra, partimos para Maceió para nossos últimos dois dias na terrinha do meu amado marido. Após uma farrinha boa com pessoas queridíssimas fui eleita para fazer aquela comidinha de final de noite. Fomos para a casa do meu sogro e demos início aos trabalhos. Enquanto os rapazes se divertiam na varanda, com conversa regada a muito vinho, as garotas me acompanharam até a cozinha. Clube da Luluzinha mesmo! Separamos os ingredientes e ao trabalho.

Ingredientes:
- 3 belos tentáculos de polvo;
- 400 gr quilo de camarão sem casca;
400 gr quilo de mexilhões com casca;
- 2 cebolas;
- 1 pimentão amarelo;
- 1 tomate sem sementes:
- 1/2 quilo de fettuccine de espinafre (ou qualquer massa de sua preferência);
- 1/2 vidro de molho de tomate;
- champignons a gosto;
- sal a gosto.


 
Para iniciar, vamos ver se fui uma boa aluna de Dona Margarida e vamos colocar o polvo na pressão com uma das cebolas inteira. Enquanto isso, coloque em outra panela os camarões e os mexilhões com sal a gosto (ou um temperinho de sua preferência). Eu coloquei também um pedacinho de limão siciliano para cozinhar junto e dar um saborzinho especial. Não adicione água e não coloque azeite, pois os frutos do mar estão congelados e eles liberam água. Portanto, o cozimento será realizado desta forma. 

















Enquanto isso, corte a outra cebola em pedaços bem fininhos e refogue em azeite de boa qualidade.


 Corte o tomate sem sementes e o pimentão amarelo em cubinhos. Eu cortei em pedaços bem pequenos devido a restrição alimentar, bem enjoadinha, por sinal (brincadeirinha Dudu, não se irrite, viu!), de um grande amigo.


 Adicione à panela com a cebola, o tomate, os pimentões e os champignons cortados em fatias
 e deixe apurar.



Neste tempo o nosso polvo já está cozido. Faça a limpeza conforme demonstrado no post que a Dona Margarida nos ensina a fazer polvo ao vinagrete e corte em cubinhos.



 Na nossa panela, adicionamos o molho de tomate e corrigimos a acidez. A melhor forma é mesmo o paladar, ou seja, dar aquela provadinha. Eu, particulamente, gosto do molho mais "doce", sem nenhum resquício de acidez. Não há nada mais desagradável ao meu paladar que um molho ácido. Corrigi a acidez com açúcar e adicionei tempero pronto.
 

   











Enquanto isso, olha o pessoal aguardando... Eita, faltou a Ana...
 

Em outra panela, coloque a água para fever. Como já disse anteriormente, eu cozinho a massa somente em água fervente, sem sal ou azeite. Após cozida, lavo bastante para tirar o amido e para ficar bem soltinha. 

Na panela do molho, está na hora de adicionar os frutos do mar.


 Olha o vapor na lente da câmera...
 

Neste ponto, prove o molho e corrija o tempero final. Como a cozinheira esqueceu de tirar fotos da montagem, vou postar fotos dos pratos já devorados, ok? Perdoem o meu esquecimento.




Esta vai para o arquivo especial! Agora com a Ana! Aeeeeeeee!

 E é com esse gostinho que me despeço de Maceió! Mas semana que vem estaremos lá novamente.

Espero que degustem!


3 comentários: