sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Fraldinha do Riquinho...

Olá, queridos companheiros de amor pela boa comida! O prato de hoje é uma fraldinha com sal grosso, preparada na grelha, com legumes ao azeite e um purezinho de batata doce.

A escolha da carne foi minha, para dar uma variada, já que meu marido sempre gosta de filé ou picanha. Achei a carne bonita na embalagem, macia e resolvi levar pra casa. Chegando em casa a surpresa. A carne escolhida por mim era de uma famosa casa de carnes de São Paulo conhecida pelos cortes diferenciados e pela carne macia. Oba! Ponto pra mim! E sorte do marido, né! O nome do prato foi dado pelo próprio, só para constar, viu!

Para a carne:
- 2 pedaços de fraldinha;
- sal grosso;
- 1 pitada de sal fino;


A carne escolhida tem uma capinha bem grossa de gordura, adicionei o sal grosso apenas nesta gordura e reservei. Olha que pedações generosos de carne...

Vamos fazer o purê de bata doce:

- 1 batata doce cortada em cubos;
- creme de leite;
- tempero em pó sabor legumes.


Corte a batata doce em cubinhos e jogue-as em água fervente até amolecerem.


Quando estiverem prontas, retire um pouco da água da panela (deixem bem pouquinho no fundo, umas 4 colheres de sopa) e adicione umas 4 colheres de creme de leite. Tempere a gosto e leve ao processador. Eu tenho um mixer em casa para estas tarefas, e, vou confessar, é bem mais prático que liquidificador, e bem mais rápido que amassar com o garfo. Retiro a panela do fogo e, na própria panela, coloco o mixer para funcionar e triturar tudinho, deixando nosso purê o mais lisinho possível.


Purê pronto, carne no sal pegando sabor... Vamos aos legumes ao azeite? 

- azeite;
- alho triturado a gosto;
- sal e pimenta a gosto (flor de sal);
- 1/2 cenoura cortada em palitinhos;
- 4 batatas bolinhas descascadas cortadas em cruz;
- 1/2 abobrinha cortada em palitinhos (eu usei apenas a casa, desprezando as sementes);
 - 1/2 lata de ervilhas em conserva;
- manjericão desidratado a gosto.




Acrecente primeiro a batata em água fervente (sem nenhum tempero ou azeite, apenas a água), após 3 ou 4 minutinhos, acrescente a cenoura e após mais 3 a 4 minutos, a abobrinha. Esta ordem vai deixar seus legumes no ponto certo, ou seja, todos com cozimento no mesmo ponto. Quando estiverem cozidos, mas ainda firmes, desligue o fogo e acrescente as ervilhas lavadas para dar uma esquentadinha. Escorra a água e reserve.


Em uma frigideira, coloque o azeite e o alho triturado para dourar. Acrescente os legumes, o temperinho e o manjericão. Seus legumes ficarão assim...



 
  Passo três: colocar a carne na grelha! Sempre que possível, as carnes devem ser assadas com a própria gordura. Isto torna-a impermeável e protege-a contra o calor da grelha, mantendo o sabor, a maciez e as propriedades das proteínas. Se a gordura for retirada antes do preparo, a carne ressecará. Após selar a carne, deixe por mais algum tempo, até que ela cozinhe um pouquinho por dentro. Este corte estava bem alto e merecia um pouquinho mais de tempo na chapa que apenas uma seladinha. Coloquei um pouquinho de tempero próprio para carne, estes prontos de supermercado, na parte sem a gordura, para dar mais sabor.


Quando a carne atingir o ponto desejado (lá em casa é sempre ao ponto tendendo para mal passada), retire da chapa e vamos à montagem do prato. Viram? Simples, rápido, fácil e gostoso! Juro, não demorei meia hora para preparar esta refeição. E vale a pena! Dá pra fazer tudo ao mesmo tempo e todos os pratos ficam prontos junto, o que facilita nossa vida bastante!

Montagem...





Espero que degustem!


 
  

2 comentários:

  1. Acreditem, a fraldinha ficou espetacular!!! Os legumes e o purê também. Mas vocês não perdem nada se ficarem de olho nos próximos posts!!
    Está a caminho um filé de pato de primeira qualidade!! Fica a dica!!

    ResponderExcluir
  2. Me amarro muito em fraldinha, carne suculenta e saborosa.

    ResponderExcluir