sexta-feira, 5 de julho de 2013

Frango com quiabo light


Boa noite, queridos amigos! Para esta receita resolvi fazer um peito de frango, carne que quase nunca preparo em casa, pois o marido gosta mesmo é de uma carninha sangrando. Como tinha um restinho de quiabo na geladeira e uma sobrinha do tempero utilizado na receita do frango a passarinho. Pronto, receita na cabeça, vamos ao fogão.
 
Para o frango
- 1 peito de frango;
- 1/2 pacote de tempero pronto próprio para frango, aquele que vem com saquinho pra ir ao forno.
 
Para o quiabo
- 6 quiabos inteiros, devidamente lavados;
- flor de sal a gosto;
- azeite.
 
Para o arroz
- 1 xícara de arroz lavado e seco;
- 1 colher de sopa de azeite;
- alho a gosto;
- tempero em pó próprio para arroz a gosto.
 
Para a salada
- alface americana;
- tomatinho cereja;
- 2 palmitos.
 
Para a alfafa
- 250 gr de alfafa;
- 1 colher de sopa de azeite;
- alho e flor de sal a gosto;
 


O primeiro passo é preparar o frango, já que o restante fica pronto rapidinho. Como na receita do frango a passarinho não utilizei o tempero todo e nem o saquinho próprio para ir ao forno, vou utilizá-lo nesta receita. Ele vem como na foto abaixo, com um lacre. 


Coloque o peito de frango no saquinho e adicione o tempero.


Misture bem até que o tempero esteja presente em todas as partes da carne. Lacre e está pronto para ir ao forno pré-aquecido. Lembro que a temperatura máxima deve ser de 200º C devido à resistência da embalagem.



Coloque o peito de frango com a embalagem em um recipiente refratário e leve ao forno por uns 40 minutos, até que cozinhe.  
 

Após este tempo, retire do saquinho e deixe apenas no refratário para dourar. Acrescentei um fio de azeite sobre a carne para não ressecar.
 
 
Carne no forno, vamos ao arroz. Em uma panela, adicione o azeite e o alho. Deixe até que fique levemente tostadinho. Incorpore o arroz e mexa até que os grãos fiquem branquinhos e percam a transparência. Atenção para não deixa-los tostar, o que ocorre rapidamente. Mexa sempre e deixe em fogo baixo para não passar do ponto. Acrescente água até cobrir o arroz (um pouquinho a mais, um dedinho acima), adicione tempero e tampe a panela. Acompanhe o cozimento, pois é possível que tenha que adicionar mais um pouquinho de água. Esta é a hora também de corrigir o sal. Caso seja necessário acrescentar mais tempero, o ideal é dissolvê-lo na água a ser acrescentada para que ele espalhe por todo o arroz, evitando que umas partes fiquem mais salgadas que outras. Isso também evita ter que mexer no arroz para espalhar o sal, o que poderia deixa-lo com aspecto feio (quebrado) ou termos o famoso arroz "em blocos". 



Em uma frigideira, coloque o azeite, os quiabos inteiros (retiradas as pontas) e a flor de sal. Refogue levemente só para deixa-los macios. Se você os cozinhar por um tempo maior eles irão murchar e ficarão com aspecto ruim.
 

Como tinha um restinho de linguiça portuguesa, peguei um pedaço, cortei em fatias e as cozinhei por três vezes para retirar o excesso da gordura.


E olhem a gordura boiando sobre a água indo embora do seu corpitcho...


O toque final é a alfafa. Um uma panela aqueci água e quando estava em ponto de fervura, apenas joguei a alfafa e retirei. Em uma frigideira, acrescentei azeite, a alfafa e os demais temperos. Mexa até incorporar o sal e deligue o fogo, pois ela cozinha rapidamente.



Enquanto isso, na Sala de Justiça...
 


E na cozinha...




 
Boa degustação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário