quarta-feira, 3 de julho de 2013

Petiscos de boteco: trilogia de carnes

Olá, amigos! O post de hoje é uma homenagem à minha irmãzinha querida e ao meu cunhado, que, após mudança para Brasília, estiveram pela primeira vez na nossa casa. Para recepciona-los: jogo do Atlético Mineiro, com direito a cerveja e vários tipos de petiscos. Como meu cunhado é um bom gaúcho, não nega uma boa carne. E, pensando nele, escolhi três tipos de carnes para acompanhar aquela cerveja estupidamente gelada. Frango à passarinho, ponta do peito e uma boa picanha.
 
A primeira peça a ir à grelha foi a picanha. Cortada em bifes e temperada apenas com flor de sal e um pouquinho de pimenta do reino, coloque as fatias da picanha em uma grelha bem quente, para que a carne sele dos dois lados, mantendo o suco na parte interior.
 



Olhem como ela fica suculenta por dentro...


Deixe dourar bastante em ambos os lados. Retire da grelha e fatie. O paladar da minha casa é ao ponto, tendendo para o mal passado. Logo, eu não volto com a carne para a grelha. Entretanto, caso a opção da sua casa seja uma carne mais bem passada (apesar da picanha correr o risco de endurecer, caso passe do ponto de cozimento), após fatiá-la, volte com os pedaços à grelha rapidamente, apenas para dar uma dourada a mais e tirar o vermelhinho das fatias. 
 

Abaixo, uma amostra de ambas as opções. Não sobrou nadinha de nenhuma das duas, garanto!


 

Após rodada de picanha, vamos para o preparo do frango à passarinho. É fácil encontrar nos supermercados os cortes do frango já prontos. Eu comprei um pacote de 1 kg e congelei em sacos próprios para congelar em porções menores, cerca de 250gr por porção, o que facilita bastante na hora de descongelar. Para o tempero usei um pronto, próprio para frango, achado facilmente em supermercados. Utilizei um saco plástico próprio para congelar para envolver bem o tempero ao frango. Este temperinho vem com saco próprio e que pode ir ao forno. Como fiz a carne na panela, não utilizei este saco e o guardei para uma próxima oportunidade. Quanto ao tempero, rende bastante. Usei metade do pacote para aproximadamente meio quilo de frango. Misture bastante o saco plástico até que todas as peças estejam bem temperadinhas.  
 
 
Após temperar o pedacinhos de frango, aqueça o azeite em uma panela alta e os acrescente. Tampe a panela. Irá criar um caldo com o cozimento da carne. Deixe que os pedaços de frango cozinhem no próprio suco.
 

Quando estiverem bem cozidinhos, retire a tampa e deixe-os dourar.


Olhem a fumaça na lente da câmera...


E aqui está o frango pronto!


E aqui está o pessoal vendo meu Galão dar um show!


Agora vamos à ponta do peito. Da mesma forma da picanha, temperei apenas com flor de sal e pimenta do reino a peça de, aproximadamente, um quilo.
 


Corte a carne em 3 ou quatro porções para levar à grelha. Sele a carne em ambos os lados.


Após dourá-la, corte em fatias e sirva.


 
Espero que degustem!
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário