quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Coxinha de pato com salada de repolho roxo

Olá, amigos! Esta receitinha foi feita há dois dias, mas ainda não tinha tido tempo para postar para vocês. Vamos à receita! Eu tinha no meu freezer 4 coxinhas de pato, já temperadas  (sal, pimenta, cominho e alecrim) e acondicionadas em saquinhos para embalagem a vácuo (compro em supermercados mesmo, aueles com fecho fácil). Eu havia comprado o pacotinho com 1 kg de asinha e para melhor conservação, congelei aos pares nos saquinhos. Coloco apenas duas por embalagem para quando for consumir, que seja descongelado apenas aquilo que formos preparar. Neste caso, eu já embalei as coxinhas até temperadas.
 





 

 
 
 
 
 
A carne do pato é uma carne muito gordurosa, portanto, azeite zero para fazê-la, ok! Eu gosto de "dar um susto" na carne de pato antes de colocá-la no forno. Isso preserva o suco da carne no seu interior, mantendo o sabor e conservando a maciez. Portanto, coloquei uma frigideira antiaderente no fogão e deixei ficar bemmmmm quente. Quando senti que estava no ponto, coloquei as coxinhas e deixei até que elas ficassem douradas. A carne soltará bastante gordura, que será a responsáve pelo cozimento das coxinhas. Eu vou escorrendo a gordura para a carne ficar sequinha.
 
 
 
Douradas as nossas coxinhas, vamos colocá-las em um recipiente refratário e levá-las ao forno médio (para que cozinhem por dentro) por mais 15 a 20 minutinhos. Antes de levá-las ao forno, salpiquei alecrim fresco por cima. Vocês não têm noção do perfume que liberou no "calor da minha cozinha"...
 
 
 
Agora vamos à salada de repolho. Meu marido AMA esta salada de um famoso restaurante da sua cidade natal, Maceió. Portanto, segue abaixo a receitinha:
 
- 1/2 cabeça de repolho pequeno verde;
- 1/2 cabeça de repolho pequeno roxo;
- 1 cebola;
- 1 cenoura;
 
Corte os repolhos em camadas bem fininhas, rale a cenoura no ralador e corte a cebola em fatias finas. Para esta salada, também não uso azeite ou óleo, pois não é necesário se fizermos em frigideira antiaderente.
 
 
 
Coloque todos os legumes na frigideira bem quente e mexa sempre para que cozinhem por igual. Um truquezinho para que os legumes não queimem, já que não colocamos azeite, é mexer sempre e ir retirando do fogo a cada 3 minutos. O calor da própria frigideira será a responsável pelo cozimento dos legumes. Vá alternado fogo baixo com fogo desligado a cada 3 minutos. Tempere a gosto com sal, pimenta, mangericão e shoyo. Quando os legumes começarem a murchar, podemos desligar o fogo.
 
 
A esta altura as nossas coxinhas já estão lindas e suculentas, saindo do forno. Vamos à montagem do prato. Coloquei uma porção da salada no centro do prato e dispusemos as quatro coxinhas por cima. Um pouquinho de teriyaki para o toque final e... Voilà!!!
 
 
 
 
 
Boa desgustação!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário