segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Peixadinha rápida

Ontem, estávamos em casa após um churrasco, eu e meu marido, quando uma fome avassaladora invadiu o meu ser. Como não sou adepta de carnes, fiquei, praticamente sem almoçar, não fosse pela sensibilidade do amigo Betão em comprar abobrinhas para fazer na brasa com parmesão (o que, por sinal, ficou deliciosa) eu teria morrido de fome! Mas isso é para outro post. Chegamos a cogitar,e, até mesmo, pesquisar, algum delivery. Quando ouvi falar em sanduiche meu corpo tremeu e rapidinho fui incentivada a ir para a cozinha para abastecer o blog! Mãos à obra?

Receitinha super básica:

- dois filés de tilápia (congelados mesmo, aqueles que compramos em supermercado!)
- 200 gr de camarão congelado para molho;
- flor de sal e pimenta;
- 1 cebola cortada em rodelas;
- 2 tomates em rodelas;
- 1 pimentão amarelo em fatias;
- azeite a gosto;   
- temperos a gosto (usei cominho e alecrim).  


 







Temperei os filés de tilápia e o camarão a gosto, azeite na panela e comecei a fazer camadas colocando, inicialmente, as cebolas e os tomates. Depois os dois filés de peixe, os camarões, terminei com mais uma camada de cebolas, tomates e pimentões por cima.



Como os pescados já foram temperados, não coloquei mais tempero, mas se for preciso, corrija após o cozimento. A partir daí é só tampar e colocar em fogo baixo para cozimento. Não é necessário acrescentar água, já que o peixe e o camarão estão congelados. A água liberada no cozimento por estes ingrediente e pelo tomate é suficiente para o cozimento. Deixei a panela tampada por uns 10 minutinhos e fui assistir ao jogo do meu Galo (sem comentários maldosos, ok!). Olha quam estava no 15º sonho?

 
Voltei quietinha para o calor da minha cozinha e minha panelinha já estava assim... Essa é a boa hora para corrigir o tempero, ok, meninas e meninos!



Rapidamente tirei a tampa e esperei o suco dos pescados secar... Quem gostar de leite de coco, pode colocar meia garrafinha neste ponto! Eu, como não tinha em casa, deixei cozinhar apenas na própria água mesmo. Abri a geladeira e encontrei rapidamente o acompanhamento perfeito. Tinha uma vasilha com arroz branco cozido e um maço de brócolis. Arroz com brócolis! Joguei uns 3 "pezinhos" de brócolis na fervura.

5 minutinhos, escorri a água e temperei com dois cubinhos de azeite com ervas que eu mesma faço (receita em próximos posts) e alho torradinho. Coloquei meio pacotinho de tempero pronto, aquele caldinho conhecido, mas em pó, para temperar.











Juntei o brócolis temperado ao arroz pronto, deixei em fogo bem baixinho, apenas para esquentar. Misture bem!

A esta altura do campeonato (e do jogo do eu Galo!) a água liberada pelo peixe já havia secado e o jantar estava prontinho para servir!




Boa degustação!

 

5 comentários:

  1. Aiiii!! Se eu soubesse nao teria descido do carro..rs, Hummm!!!

    ResponderExcluir
  2. Camilinha, Parabéns... estou me formando em Gastronomia! e gostei do seu formato de preparação.. qualquer hora trocamos dicas e técnicas. abraço Michel Palladino

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Michel! É só uma brincadeirinha, mas me divirto muito preparando o jantar lá de casa todos os dias! Se quiser aparecer qualquer hora... Bjo

    ResponderExcluir
  4. Que vontade de comer isso aí! Parabéns pelo Blog Camila.

    ResponderExcluir