quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Escondidinho Stile

Olá, queridos! Este post refere-se ao jantar de ontem, feito com muito carinho para o meu maridinho, que foi quem deu este nome ao prato! Na verdade, não é um escondidinho tradicional, porque foi feito com batata no lugar da mandioca. O que fiz foi tornar o prato mais fácil e acessível a quem não tem panela de pressão para cozinhar a mandioca. Sem contar o tempo de preparo, apenas 30 minutinhos. 
Há dias havia comprado uma carne seca desfiada e pronta no supermercado e estava ensaiando o que fazer com ela. Meu marido é nordestino e é completamente apaixonado pela iguaria. Confesso que fiquei receosa, porque carne seca pronta eu nunca havia experimentado. Sou totalmente a favor da cozinha prática. Nada de perder horas preparando aquela massa fresca se hoje você encontra coisas maravilhosas, de todos os sabores, cores, tipos e tamanhos no mercado. Mas este produto eu nunca tinha visto, até pelo fato de não ser muito adepta de carnes... Separei alguns ingredientes na geladeira, no armário e vamos para a cozinha!
Ingredientes para o escondidinho Stile
- 1 pacote (400 gr) de carne seca desfiada;
- 1 cebola cortada em cubinhos; 
- alho a gosto
- 1 tomate sem semente cortado em cubinhos;
- cebolinha e salsinha a gosto;
- sal e pimenta a gosto;
Olha a carne aí para ajudá-los a encontrar. Recomendadíssima!
Para o purê
- 3 batatas médias;
- sal e pimenta a gosto;
- uma colher de sopa rasa de margarina;
- 1/2 xícara de chá de leite;


Para o acompanhamento (saladinha básica)
- 3 palmitos cortados em pedaçoes pequenos;
- 6 tomatinhos cerejas cortados na longitudinal;
- uma folha de alface americana cortadinha em pedações pequenos;
- sal, pimenta, azeite e ervas para temperar.
Vamos ao que interessa! O primeiro passo e colocar o azeite na frigideira quente, acrescentando em seguida a cebola e o alho. Deixamos em fogo baixo até que a cebola fique transparente. Neste ponto, colocamos a carne (vem com um caldinho que não deve ir para a panela, ok!). Mantemos em fogo baixo para ir cozinhando e, aos poucos, secando, dando a corzinha e o paladar característico desta maravilha... Quando a carne estiver pronta, o que ocorre em 15 minutinhos, acrescentar a salsinha e cebolinha picadinhas e o tomate em cubinhos.



Mais 3 minutinhos, desligue o fogo e reserve.
Enquanto isso, cozinhe as batatas apenas em água e quando estiverem bem cozidas, amasse-as com um garfo (eu usei o mixer na própria panela já com o leite, para facilitar) acrescente o leite os temperos e a margarina. Faça um purê um pouco mais consistente.
Vamos à montagem! Eu usei forminhas de metal com fundo falso com 5 cm de diâmetro e esta receita rendeu 5 porções. No fundo de cada forminha, coloquei um pouquinho de queijo ralado.
A seguir, uma colher do purê.
E, logo após, a carne seca. Pressione bem com a colher e leve ao forno alto por 10 minutos.
Com a forma escolhida, a montagem do escondidinho stile é fácil. Basta virar a forma em um prato, pressionar o fundo falso com um garfo (não se esqueça que a forma está pelando!) e puxe a forminha para cima com auxílio de uma luva ou pano de prato.
Caso o fundo removível não saia facilmente, utilize uma faca de bom corte para auxiliar na sua retirada.
Decore com mais purê, cebolinha ou tomatinho cereja. Coloque a salada no prato e boa degustação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário